Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sexta-feira, 31 de outubro de 2025 às 17:42

Prefeitura de Matões promove a 1ª Rosa e Azul Run no dia 16 de novembro

A Prefeitura de Matões realiza no próximo dia 16 de novembro a 1ª Rosa e Azul Run – A Corrida da Prevenção, um evento que une esporte, saúde e conscientização. A iniciativa faz parte das ações de promoção à saúde e prevenção ao câncer de mama e de próstata, simbolizando a união das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Com um percurso de 5 km, a corrida celebra o cuidado com a vida e o bem-estar, incentivando a prática de atividades físicas como forma de prevenção. A concentração será às 5h, com largada às 5h30, em frente à Prefeitura de Matões.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.lscrono.com mediante a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis.

Os participantes receberão um kit atleta, com camisa, número de peito e medalha.
Haverá premiação em dinheiro e troféus para os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino locais, além de troféus e medalhas para os melhores por faixa etária.

“O primeiro passo para cuidar de si é começar a se mover”, destaca a organização, reforçando a importância de iniciativas que unem saúde, solidariedade e incentivo ao esporte.

O evento é uma realização da Prefeitura de Matões, por meio das Secretarias da Mulher, Saúde, Esporte e Cultura.

Orleans reconhece importância dos agentes de saúde

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde ao participar da solenidade "Cuidar de Todos: reconhecimento e inovação para os Agentes Comunitários de Saúde". Na cerimônia realizada no Multicenter Sebrae, nesta quinta-feira (30), o governador Carlos Brandão entregou tablets e novos kits de fardamento à categoria,

“Reconhecemos a importância do trabalho de vocês nos municípios, indo de casa em casa, vendo como está a saúde das pessoas. Essa é essência do nosso governo, pois temos cumprido a missão de ir aos municípios, conversar com os gestores e com a população para entender as suas necessidades e buscar soluções”, declarou Orleans Brandão.

O secretário acrescentou que o governo está ampliando os investimentos na saúde pública e inovando com iniciativas como o programa Cuidar de Todos de apoio à Atenção Primária, e realizando grandes obras, como a construção do maior hospital da Região Tocantina e o segundo maior do estado, que em breve será entregue à população. “Temos o compromisso de melhorar e valorizar cada vez mais o trabalho de vocês e a assistência à população”, enfatizou ele.

No encontro também foi assinada a alteração da Lei nº 12.042/2023, que institui uma premiação para municípios com objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais que atendem diretamente na atenção primária, além de ampliar o uso de tecnologia para fortalecer a integração de dados e o planejamento das ações de saúde em todo o estado. O investimento favorece a atuação dos agentes de saúde na saúde preventiva, como a identificação de gestantes que precisam de pré-natal, e de crianças que necessitam de vacinação. 

Atualmente, o Maranhão conta com 16.303 agentes comunitários de saúde e 2.200 agentes de combate às endemias, além de 2.675 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de 1.872 equipes de Saúde Bucal.

Coronel Schnneyder comanda operação integrada das forças de segurança em Timon

A Polícia Militar do Maranhão iniciou, nesta quinta-feira, 30, a Operação Impacto, uma ação integrada que acontece simultaneamente em diversos municípios do estado, com o objetivo de reforçar a segurança e prevenir crimes.

Em Timon, as equipes da PMMA, 11º e 47º Batalhões, em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA), realizaram fiscalizações e patrulhamentos estratégicos em pontos considerados críticos da cidade.

A operação foi comandada pelo sub-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Schnneyder, reconhecido pelo seu perfil operacional e comprometimento com o fortalecimento das ações de policiamento no estado.

Sob a liderança do secretário Maurício Martins e com o apoio do governador Carlos Brandão, a Secretaria de Segurança Pública tem intensificado as operações em todo o Maranhão, garantindo maior proteção e bem-estar à população timonense.

Operação Falseta: PF investiga grupo suspeito de falsificar cédulas e documentos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Falseta, com o objetivo de combater a aquisição e introdução em circulação de moeda falsa no estado.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, localizadas nos municípios de Caxias/MA e Codó/MA. Também foram determinadas as quebras de sigilo telemático.

As investigações em curso indicam que três indivíduos estariam envolvidos na aquisição de cédulas falsificadas e de papel-moeda para a eventual confecção de documentos falsos. Os investigados poderão responder pelos crimes de moeda falsa. As informações são da PF.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025 às 18:11

Polícia Civil prende foragido com droga e pistola na cidade de Timon

Em uma ação realizada na tarde da última quinta-feira (29), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu em flagrante um homem, de 24 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, no município de Timon, região Leste do Estado.

A ação foi executada por uma equipe da Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) da 18ª Delegacia Regional de Timon, durante diligências realizadas na localidade conhecida como Invasão Babilônia. No local, os policiais abordaram o indivíduo que apresentava comportamento suspeito.

Durante a revista, os investigadores constataram que o homem era foragido da Justiça, com mandado de prisão definitivo pelo crime de roubo, pelo qual havia sido condenado a oito anos de reclusão.

Na ocasião, foram apreendidos em poder do suspeito uma pistola calibre 7.62, carregada com sete munições, e 318 unidades de crack. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Central de Flagrantes de Timon, onde foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e munição.

De acordo com as investigações, o preso responde a pelo menos seis processos criminais por roubos de motocicletas ocorridos entre os anos de 2019 e 2022, também na cidade de Timon. As informações são da Ascom PCMA.

Timon celebra o Mês da Consciência Negra com Feira na Câmara e programação cultural na Praça São José

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o município de Timon realiza uma série de atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, à reflexão sobre a igualdade racial e ao combate ao racismo. A programação é coordenada pelo Coletivo de Mulheres Negras Flores de Dandara, pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí, pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Timon e pela Câmara Municipal.

Entre os destaques está a II Feira Preta, que acontecerá no dia 5 de novembro, das 8h às 13h, no pátio da Câmara Municipal de Timon. O evento contará com exposição e comercialização de produtos artesanais, gastronômicos e culturais produzidos por empreendedoras e coletivos negros da região.

Durante a feira, também será realizado o lançamento do livro “As Insubmissões de Francisca Trindade na sua Trajetória como Mulher Negra (1980–2003)”, de Sônia Terra, ex-secretária de Cultura do Piauí e reconhecida militante do movimento negro. A obra resgata a história e o legado de Francisca Trindade, uma das mais importantes lideranças femininas negras do Piauí.

A programação segue no dia 8 de novembro, das 17h30 às 21h, na Praça São José, no Centro de Timon, com o projeto “Cultura Negra na Praça”. O público poderá prestigiar apresentações de terreiros de religiões de matriz africana, grupos de capoeira, manifestações de Bumba Meu Boi, bandas musicais, exposições de artesanato e outras atividades culturais que valorizam as tradições afrodescendentes e populares do Maranhão e do Piauí.

As atividades integram a agenda comemorativa do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta do povo negro por liberdade, igualdade e justiça social.

Prefeito Rafael Brito cobra soluções e garante construção de novo poço que ampliará em 30% o abastecimento de água em Timon

O prefeito Rafael Brito esteve reunido nesta quarta-feira (29) com representantes da Águas de Timon e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (AGERT) para cobrar medidas imediatas diante dos recentes problemas no abastecimento de água enfrentados por moradores de diversas regiões da cidade.

Durante o encontro, o prefeito foi firme na cobrança por soluções estruturais e acompanhou de perto o início da construção de um novo poço, que vai ampliar em cerca de 30% a capacidade de abastecimento do sistema central de Timon.

“Solicitamos a solução imediata. A máquina já está na região central e o novo poço vai aumentar a produção de água em cerca de 200 mil litros por hora. Essa ação vai nos dar um excesso de produção que vai ajudar a mitigar a falta de água na cidade”, destacou o prefeito Rafael Brito.

O poço que apresentou falhas e ocasionou percalços no último final de semana, já está reestabelecido e o sistema normalizado. A expectativa é que o novo poço, já em construção, entre em operação em breve.

Além da construção desse novo equipamento, Rafael também cobrou da Águas de Timon novos investimentos em reservação de água. Atualmente, o sistema dispõe de uma capacidade de 2,5 milhões de litros, mas o prefeito defende a duplicação desse volume, de modo a prevenir novas interrupções e assegurar o fornecimento contínuo para todos os bairros.

“Estamos discutindo com a concessionária para que sejam feitos investimentos maiores na reservação de água. Essa é uma demanda necessária para uma solução da falta de água em Timon”, reforçou o prefeito.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025 às 18:58

Vereador Thallys Monteiro destaca avanços da gestão do prefeito Rafael Brito em Timon

Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (29), o vereador Thallys Monteiro usou a tribuna para destacar os avanços que a gestão do prefeito Rafael Brito vem promovendo em diversas áreas do município de Timon.

“Hoje, destaquei o excelente trabalho da gestão do Prefeito Rafael, que tem trazido melhorias para Timon. Agradeço ao Secretário de Infraestrutura, Marcel, pela reforma da quadra da Escola Pedro Falcão López, e à Secretária de Educação, Isadora, pelo apoio contínuo”, afirmou o parlamentar.

Thallys ressaltou ainda que novas obras e serviços estão por vir. “Em breve, começam as melhorias na Vila do Bac e no Planalto Boa Esperança, com tapa-buracos e melhorias nas sarjetas e canaletas. A Avenida Benedito Ferreira Campos, no Parque Alvorada, será totalmente recapeada, trazendo mais segurança e mobilidade. O foco da gestão é melhorar a cidade”, completou.

Beneficiários do Maranhão Livre da Fome devem comparecer à Secretaria de Assistência Social de Timon

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob o comando do secretário Jaconias Moraes, informa que, nos dias 29 e 30 de outubro, será realizada a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome aos beneficiários contemplados.

Por determinação do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, e do secretário de Assuntos Municipais, Orleans Brandão, a equipe da SEDES está em Timon para realizar a entrega dos cartões que sobraram da primeira ação (Dia D) do programa.

Dessa vez, serão 93 cartões que ainda precisam chegar às mãos dos beneficiários.

Clique na imagem para ampliar 
A entrega acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no horário das 8h às 15h, e será feita pela equipe do Governo do Estado, mediante a regularização do pré-cadastro.

Os beneficiários convocados devem comparecer munidos de documento de identificação e CPF.

A lista completa com os nomes está disponível nas publicações oficiais da SEDES e do Governo do Maranhão.

O Programa Maranhão Livre da Fome tem como objetivo combater a insegurança alimentar e gerar renda para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.

Governo amplia combate à fome e leva mais obras a municípios

O Governo do Estado segue ampliando os investimentos em infraestrutura, na geração de emprego e renda e no combate à fome. Desta vez, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve nos municípios de Senador Alexandre Costa e Governador Eugênio Barros para entregar obras e serviços que promovem desenvolvimento e melhoram a vida das pessoas.

“Voltamos ao interior trazendo mais benefícios, ampliando a rede de segurança alimentar com Restaurante Popular, entregando os cartões do Maranhão Livre da Fome, inaugurando obras como o balneário de Senador Alexandre Costa e anunciando mais investimentos, como Viva PROCON, Estação Tech, Colégio Militar”, destacou Orleans Brandão.

Em Senador Alexandre Costa, mais 513 famílias foram incluídas no Maranhão Livre da Fome, o maior programa de transferência de renda da história do estado que também garante aos beneficiários assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, Orleans Brandão e o prefeito inauguraram o 202 º Restaurante Popular, e entregaram à população a reforma da urbanização do balneário.

“Este é um dia histórico, porque Senador Alexandre Costa passa a contar com os benefícios desse programa maravilhoso que chega para transformar a vida de muitas famílias e também incentivar o comércio local. Nosso balneário totalmente urbanizado favorece a prática de atividades físicas, trazendo mais saúde para nosso povo. Nossa gestão está alinhada com o governo estadual e grata por tantos benefícios, porque a boa política é feito com parcerias”, destacou o prefeito Dr. Nilo.

Outras 462 famílias terão os benefícios do programa de combate à fome em Governador Eugênio Barros, onde o secretário de Assuntos Municipalistas também entregou, com o prefeito Chiquinho do Banco, seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, e anunciou a pavimentação asfáltica de três quilômetros de vias urbanas, a implantação do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar, e a instalação do portal da cidade.

Vereador P.A Pedro Augusto defende criação de CPI para apurar atuação da Águas de Timon

A denúncia apresentada pelo vereador Juarez Morais ao Ministério Público contra a empresa Águas de Timon e divulgada pelo Blog do Eduardo Rêgo (reveja aqui) repercutiu entre os parlamentares durante a sessão da Câmara Municipal de Timon, realizada na manhã desta quarta-feira (29).

Durante o debate, a vereadora Amanda Pires criticou os serviços prestados pela concessionária na cidade. Já o líder do governo, vereador Ulysses Waquim, defendeu a convocação dos diretores da empresa para prestar esclarecimentos sobre os problemas enfrentados pela população no abastecimento de água.

O vereador Pedro Augusto (P.A.) foi mais enfático e propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações da empresa responsável pelo fornecimento de água em Timon.

A proposta ainda será analisada pelos demais vereadores da Casa.

Polícia Civil prende homem por envolvimento no desaparecimento de adolescentes em Timon

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na tarde de terça-feira (28), um homem suspeito de envolvimento no caso dos jovens desaparecidos na cidade. A ação foi realizada pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Timon.

De acordo com a DHPP, o investigado já havia sido alvo de apuração no ano de 2024, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma organização criminosa.

Assim que tomou conhecimento do desaparecimento dos adolescentes, de 15 e 16 anos, desde o último dia 20 de outubro a delegacia especializada iniciou as investigações e conseguiu prender o suspeito, que foi autuado pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

Com base nas investigações, o preso teria participado do sequestro dos dois jovens, que estavam nas casas de suas namoradas, as quais são irmãs e, em seguida, os levado para um local incerto. Ele também teria sido o responsável por se desfazer das bicicletas das vítimas.

Durante as diligências, outro homem também foi preso pelos policiais civis, em razão de um mandado de prisão em aberto contra ele.

A DHPP informou ainda que as equipes seguem realizando diligências de forma ininterrupta, com o objetivo de esclarecer completamente o desaparecimento dos dois adolescentes. As informações são da Ascom PCMA.

terça-feira, 28 de outubro de 2025 às 18:56

Timon empossa novos conselheiros do COMSEA e destaca compromisso com a segurança alimentar

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou nesta terça-feira (28), a solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) para o triênio 2025–2028. O evento, realizado no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), marcou a renovação do colegiado e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à alimentação saudável e ao combate à insegurança alimentar no município.

A presidente do COMSEA, Maria José Ferreira de Sousa, destacou a relevância da nova composição para o avanço das ações locais. “Hoje estamos renovando o conselho, que estava parado há algum tempo. A partir da conferência, será elaborado o novo Plano Municipal de Segurança Alimentar, que vai orientar as ações dentro do município. O nosso foco é valorizar a alimentação saudável, aproximar o agricultor do município e garantir que os alimentos que eles produzem cheguem às escolas e às famílias timonenses”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jaconias Moraes, ressaltou o papel do COMSEA como espaço de diálogo e controle social. “Timon é uma cidade grande, com quase 200 mil habitantes, e sabemos da carência que ainda existe em garantir o alimento mínimo para as pessoas. O conselho é fundamental porque aponta diretrizes, fiscaliza e acompanha as políticas públicas. Desde o início da gestão, temos buscado parcerias com todos os conselhos e, no caso do COMSEA, estamos construindo o primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar, que deve ser publicado até dezembro. A partir de 2026, esse plano vai orientar todas as ações para melhorar a vida das famílias mais vulneráveis”, explicou.

Durante a conferência municipal, mais de 50 instituições da sociedade civil participaram das discussões que resultaram na formação do novo conselho. Nesta posse, foram empossados 21 conselheiros, sendo 7 representantes do poder público e 14 da sociedade civil, reafirmando o caráter participativo e democrático do colegiado.

A cerimônia simboliza mais um passo da Prefeitura de Timon na consolidação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional, promovendo uma cidade mais justa, saudável e inclusiva.

Polícia Civil desativa fábrica clandestina de armas e prende homem em Timon

Um homem de 26 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Maranhão pelo crime de tráfico ilícito de armas de fogo e acessórios ou munição na cidade de Timon, na região leste do estado. A prisão realizada nesta terça-feira (28), teve como base uma denúncia dando conta de que o homem havia postado um vídeo em rede social portando um revólver.

Com avanço das investigações Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) da 18ª Delegacia Regional de Timon, os policiais descobriram que o alvo investigado também seria o responsável em fabricar armas caseiras do tipo calça-bala, que possivelmente estavam sendo utilizadas em roubos ocorridos em Timon.

De posse de um mandado de busca e apreensão, os investigadores estiveram em uma residência situada no bairro Parque Alvorada, onde conseguiram flagrar o homem produzindo armas em série no interior do imóvel.

Na oportunidade foi apreendida uma vasta quantidade de componentes de armas de fogo suficientes para produzir cerca de 30 armas do tipo calça-bala de calibre .38.

O preso e todo material foram apresentados na a Central de Flagrantes de Timon para serem tomadas as medidas cabíveis. O indivíduo preso já possui passagens por crime de roubo e por dívida de pensão alimentícia.

De acordo com a Delegacia Regional de Timon, em menos de um mês, essa é a se segunda fábrica de armas de fogo desmontada na cidade de Timon. As informações são da Ascom PCMA.

Em mensagem nas redes, Leandro Bello parabeniza servidores pelo Dia do Servidor Público

Nesta terça-feira, 28, o deputado estadual Leandro Bello usou suas redes sociais para parabenizar todos os servidores públicos pelo seu dia. Em sua mensagem, ele destacou a importância daqueles que, com dedicação e responsabilidade, garantem que as políticas públicas cheguem a cada cidadão maranhense.

“Hoje é dia de homenagear aqueles que com responsabilidade e dedicação garantem que as políticas públicas cheguem para cada cidadão maranhense. Feliz Dia do Servidor Público!”, escreveu o parlamentar.

Vereador Juarez Morais aciona Ministério Público contra a Águas de Timon

Na manhã desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, o vereador Juarez Morais protocolou uma notícia de fato na 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, em Timon. A ação tem como objetivo apurar o suposto descumprimento contratual por parte da empresa Águas de Timon Saneamento S.A.

De acordo com o vereador, a empresa tem se negado a cumprir o contrato de prestação de serviços de abastecimento nas localidades Boa Vista e Piranhas, mesmo essas áreas estando incluídas na zona urbana do município.

Juarez Morais afirmou que a medida foi tomada após diversas reclamações de moradores que enfrentam dificuldades com o fornecimento de água. “É inadmissível que comunidades urbanas continuem desassistidas, mesmo estando dentro da área de cobertura definida em contrato. A população merece respeito e o cumprimento integral dos serviços contratados”, destacou o parlamentar.

O documento apresentado à Promotoria solicita que o Ministério Público investigue a situação e adote as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do contrato pela concessionária.

Prefeitos agradecem ao governo municipalista pela MA-006

A população do Sul do Maranhão participou com muita alegria e gratidão da inauguração da Rodovia MA-006, um trecho de 90 quilômetros entre os municípios de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que é mais uma obra histórica entregue por um governo de grandes realizações, em todas as regiões do estado.

“Hoje é mais um dia histórico de um governo marcado pela realização de obras impossíveis. Essa estrada desejada há mais de 20 anos tira a população de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba da poeira no verão e da lama no inverno, acabando com o isolamento desses municípios e trazendo progresso para toda a região. A MA-006 é a realização de um sonho”, enfatizou Orleans Brandão.

Como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans declarou-se orgulhoso de participar ativamente de um governo que ouve os gestores municipais e a população, e tem obras em todas as cidades: “O governador Carlos Brandão combate a fome com os Restaurantes Populares e o programa Maranhão Livre da Fome, também traz geração de emprego e renda com a fábrica da Inpasa em Balsas, realizando obras impossíveis que promovem desenvolvimento. E ainda faremos muito mais para o Maranhão continuar avançando”.

Foram mais de R$ 71 milhões investidos em serviços de conservação, restauração, drenagem, sinalização e pavimentação asfáltica de 90 quilômetros da MA-006, para dar trafegabilidade, segurança e durabilidade de todo o trecho.  A obra garante um corredor seguro e eficiente para usuários e cargas, com manutenção preventiva e padrões modernos de engenharia.

A inauguração contou com a participação dos prefeitos Rubens Japonês (Alto Parnaíba), Kelson Richard (Tasso Fragoso), Accioly Cardoso (São Raimundo das Mangabeira), (Alan da Marisol (Balsas), Paula Coelho (Riachão), Jaime Fonseca (Carolina), Germano Coelho (Loreto), Fátima Dantas (Sambaíba), Helder Nunes (São Félix de Balsas) e Mariana (Nova Colinas)

“Desde 2017 estamos lutando por essa obra, que marca o recomeço do desenvolvimento de Alto Parnaíba. A pavimentação asfáltica é fundamental para a população, produtores e empresários. Essa interligação vai dar dignidade no transporte, facilita o acesso a saúde e a tantos outros serviços. Nossa cidade há mais de 20 anos não recebia a visita de um governador, e hoje temos tantas autoridades aqui presentes. Nossa população agradece por essa grande obras”, declarou o prefeito Rubens Japonês.

“Este é de verdade um governo municipalista, que abre as portas, ouve os prefeitos e atende as necessidades da nossa população”, concluiu o prefeito Kelson Richard.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025 às 18:22

Câmara Municipal aprova novas ações e investimentos para o desenvolvimento urbano e rural de Timon

Na sessão ordinária desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Timon aprovou um conjunto de indicações e pedidos de providências voltados à ampliação e à melhoria da infraestrutura nas zonas urbana e rural do município. As proposições, apresentadas por diversos parlamentares, demonstram o compromisso do Legislativo timonense com o atendimento das demandas da população e o fortalecimento das políticas públicas nas áreas de educação, mobilidade, esporte e iluminação pública.

Entre as iniciativas aprovadas, destaca-se a indicação para a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal João Joca de Assunção, localizada no povoado Bonitinho. A medida tem como objetivo promover o incentivo à prática esportiva e oferecer melhores condições para a realização de atividades escolares e comunitárias.

Também foi aprovada a solicitação para pavimentação com bloquetes de concreto na Rua 01, no bairro Vila União, contribuindo para mais conforto, segurança e trafegabilidade aos moradores. Outro destaque é a melhoria da iluminação pública na Avenida Perimetral, especialmente nos trechos de maior fluxo de pedestres e veículos, além da substituição de lâmpadas nas ruas 21, 70, 80 e Beco 01, no bairro São Francisco II.

A pavimentação asfáltica da Rua Preciosa, localizada ao lado da EMEF Ester, no bairro Jóia, também foi aprovada, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade e reforçando o compromisso dos vereadores com a melhoria da infraestrutura urbana.

No âmbito da zona rural, os parlamentares apresentaram pedidos de providências para recuperação das estradas vicinais dos povoados Malhada da Areia e Cabeceira da Inhuma, vias fundamentais para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento dos moradores. Outro pedido aprovado prevê intervenções na Rua Elias Luiz da Silva, no bairro Alto Bonito, visando facilitar o acesso ao Rodoanel e melhorar o tráfego na região.

As deliberações aprovadas reforçam o papel da Câmara Municipal de Timon como elo entre a sociedade e o Poder Executivo, atuando de forma propositiva na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida da população. O Legislativo timonense reafirma, assim, seu compromisso com o desenvolvimento urbano e rural e com a promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar coletivo.

Novos conselheiros do COMSEA de Timon tomam posse nesta terça-feira (28)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Timon (SEMDES) realiza nesta terça-feira, 28 de outubro, a cerimônia de posse dos novos conselheiros titulares e suplentes que irão compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) para o triênio 2025/2028.

O evento acontecerá às 9h, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Timon.

A nova composição do COMSEA é resultado do processo iniciado durante a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada há dois meses, que discutiu políticas públicas voltadas ao fortalecimento da alimentação saudável, sustentável e acessível para todos.

O Conselho tem papel essencial na formulação e no acompanhamento das ações do município voltadas à segurança alimentar, atuando de forma participativa e integrada com a gestão pública.

domingo, 26 de outubro de 2025 às 14:32

Pré-para Timon encerra as atividades preparando milhares de jovens timonenses para o ENEM 2025

O projeto Pré-para Timon 2025, iniciativa da Prefeitura de Timon, por meio da Fundação João Emílio Falcão e da Secretaria Municipal de Educação, encerrou neste domingo (26) o ciclo de seis aulões preparatórios voltados para estudantes que se preparam para o Enem.

A estudante Kemlly Jholly, da U.E. João Lula, que participou de todas as edições, destacou a importância da iniciativa. “Essa ação da Prefeitura é essencial para quem está se preparando para o Enem. As aulas e as orientações dos professores me ajudaram muito a entender melhor o conteúdo e a acreditar mais no meu potencial”, afirmou.

Em sua edição deste ano, o projeto foi ampliado, ganhou novas dinâmicas e ofereceu sorteios de notebooks e brindes em todos os encontros. O objetivo foi fortalecer a preparação dos estudantes timonenses, oferecendo conteúdo de qualidade, revisão das principais disciplinas cobradas no Enem e dicas práticas para o dia da prova.

Com aulas ministradas por professores experientes e metodologia voltada para a revisão dos conteúdos, o Pré-para Timon reforça o compromisso da Prefeitura com a educação pública de qualidade e com a formação dos jovens timonenses.

Coronel Schnneyder participa de operação das forças de segurança em Timon

Ação foi realizada na madrugada deste domingo em diversos bairros da cidade com foco no combate à criminalidade

Na madrugada deste domingo (26), o sub-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Schnneyder, participou de uma operação integrada das forças de segurança em vários bairros de Timon.

Segundo o Coronel, a ação teve como objetivo reforçar a presença policial nas ruas e coibir atividades criminosas, com foco na apreensão de armas e drogas em circulação.

“Nesta madrugada, as forças de segurança pública de Timon estiveram novamente nas ruas para realizar uma grande operação de ostensividade no combate ao crime. Junto com os policiais do 11º e 47º Batalhões, foram realizadas diversas abordagens estratégicas com o objetivo de coibir ações criminosas e apreender armas e drogas em circulação pela cidade. Seguiremos firmes, trabalhando todos os dias para garantir mais segurança e tranquilidade à população timonense”, destacou Schnneyder.

As operações fazem parte das ações permanentes de enfrentamento à criminalidade conduzidas pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, com reforço das forças policiais na região de Timon.

sábado, 25 de outubro de 2025 às 16:48

Carreta da Mulher Maranhense realiza atendimentos em Timon e fortalece políticas de saúde e autocuidado feminino

“Fui bem atendida e agradeço pela acessibilidade, que facilita para todos.” O relato da senhora Rosilene da Costa resume o sentimento de gratidão de muitas mulheres que aproveitaram os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher Maranhense, presente em Timon na sexta (24) e no sábado (25). Rosilene participou da ação, foi atendida pelo clínico geral, realizou mamografia e saiu satisfeita com o cuidado e a atenção recebidos.

A iniciativa garantiu atendimento gratuito e humanizado para centenas de mulheres, com média de 80 atendimentos por especialidade e exame. Foram oferecidos serviços de clínico geral, ginecologia, dermatologia, ultrassonografia, exame preventivo do colo do útero, mamografia, encaminhamentos médicos, testes rápidos e vacinação.

Mais do que uma ação de saúde, a passagem da Carreta em Timon representou um momento de acolhimento e valorização da mulher, estimulando o autocuidado, o acesso facilitado a serviços essenciais e o fortalecimento das políticas públicas de saúde integral e bem-estar feminino.

Com um olhar voltado para o cuidado integral e a autoestima das mulheres, a Carreta da Mulher Maranhense deixou sua marca em Timon, reforçando o compromisso do município com uma saúde pública mais próxima, acessível e transformadora.

A programação contou com o apoio de diversas secretarias municipais, que somaram esforços para oferecer atendimentos complementares e ações de cidadania. Participaram: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMEDESTT), Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), além do PROCON e da Câmara Municipal de Timon.

Vice-prefeita Christiane Pinheiro reforça compromisso com o bem-estar e integração dos servidores

Na manhã deste sábado (25), o Estádio Batistão, em Matões, foi palco de um amistoso entre as equipes das Secretarias de Saúde de Matões e São Francisco. O evento teve como objetivo promover a integração e o fortalecimento dos laços entre os profissionais das duas cidades.

A vice-prefeita de Matões, Christiane Pinheiro, representando o prefeito Nonatinho, acompanhou o momento ao lado dos vereadores Thiago Brito, Hagamenon Maceda e Aurélio da Mata, reforçando o apoio da gestão municipal a iniciativas que estimulam o bem-estar e a convivência entre servidores.

Em suas redes sociais, Christiane destacou a importância do evento, afirmando que “momentos como esse reforçam que saúde também é convivência, cuidado e humanidade”.

PF prende dupla em flagrante por lavagem de dinheiro no Maranhão

Suspeitos foram detidos ao sacar R$ 700 mil em espécie; contratos milionários com prefeituras e verbas da educação estão sob investigação

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (24/10), duas pessoas que sacavam R$ 700 mil em espécie em uma agência bancária de Zé Doca/MA.

As investigações apontam que os detidos mantinham contratos milionários com prefeituras maranhenses, alguns envolvendo verbas da educação, sem possuir estrutura operacional compatível com os valores movimentados. Diante das contradições sobre a origem do dinheiro e dos fortes indícios de lavagem de capitais, os dois foram presos.

O montante apreendido e os dispositivos eletrônicos recolhidos serão analisados para rastrear a movimentação financeira e identificar outros envolvidos no esquema. As informações são da PF.